O “EFEITO CHICOTE” E A COORDENAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO NA GENERAL MOTORS DO BRASIL

Autores

  • admin

Palavras-chave:

Efeito Chicote, Cadeia de Suprimentos, GMB, Obstáculos, Coordenação, Lucratividade, Bullwhip Effect, Supply Chain, Obstacles, Coordination, Profitability

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o estudo das consequências do efeito chicote em uma Cadeia de Suprimentos, usando como exemplo o caso da General Motors do Brasil (GMB), onde foram identificados vários obstáculos para a coordenação da Supply Chain, causando a diminuição de sua lucratividade. A implantação do sistema AutoGIRO beneficiou o gerenciamento de estoques da rede, possibilitando a disponibilidade do produto em diversas concessionárias, aperfeiçoando também o compartilhamento de informações internas e entre os elos e consequentemente a visibilidade como um todo. Antes da implementação do sistema da GMB, as metas estabelecidas eram baseadas nas compras de peças das concessionárias, as quais possuíam estoques elevados, por não possuírem boa previsão de demanda; assim, a empresa passou a lançar metas de vendas. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo foram pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O resultado revelou o quanto o Efeito Chicote influencia a Cadeia de Suprimentos, e como a informação errada pode atrapalhar o fluxo de produtos, os objetivos e a lucratividade como um todo. Concluindo, apesar das barreiras, é possível reduzir este efeito em grandes redes de abastecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5. Ed. Porto Alegre, 2006.

CASTRO, Odair José; SANTOS, Vania Souza dos. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. In: FatecLog. Anais... Guaratinguetá, 2012. 11f. Disponível em: http://www.fatecguaratingueta.edu.br/fateclog/artigos/Poster_194.PDF. Acesso em:20/03/2015.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

COELHO, Leandro Callegari; FOLLMANN, Neimar; RODRIGUEZ, Carlos Manoel Taboada. O impacto do compartilhamento de informações na redução do efeito chicote na cadeia de abastecimento. São Carlos, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v16n4/a07v16n4. Acesso em: 08/08/2014 às 20h00min

CORRÊA, Henrique Luiz. Gestão de redes de suprimento: Integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: Estratégia , Operação e Avaliação. 4. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2015.

PIRES, Silvio.R.P: Gestão da Cadeia de Suprimentos: Conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2004.

SAITO, Jana Roiz; FIGUEIREDO, Reginaldo Santana; BATALHA, Mário. O Simulando Cadeias de Agroindustriais. Ribeirão Preto: 1999.

SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

URQUIZA, Marcelo Jannarelli. ERRATA- VMI na Cadeia de Suprimentos de materiais de Construção Brasileira: Considerações sobre o relativo atraso na sua utilização pelo setor. 2003, Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- FGV/EAESP- Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de empresas de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em:http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/5545/1200401774.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20/03/2015

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

admin. (2017). O “EFEITO CHICOTE” E A COORDENAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO NA GENERAL MOTORS DO BRASIL. South American Development Society Journal, 1(2), 85–99. Recuperado de https://sadsj.org/index.php/revista/article/view/15

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.