COMPLEXIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA. O CASO DE MARIANA
Palabras clave:
logística Humanitária, Complexidade, Mariana, Distribuição, Humanitarian Logistics, Complexity, DistributionResumen
A região de Minas Gerais é conhecida pela abundância em mineração, devido a essa riqueza, a Mineradora Samarco fundou uma de suas filiais na cidade de Mariana, município de Minas Gerais. Em 05 de novembro de 2015, após o rompimento de uma das principais barragens, nomeada como Fundão, o município ficou desolado e a logística humanitária foi aplicada ao caso. Foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil. Este artigo, desenvolvido a partir de uma entrevista realizada com o criador do projeto Centro Logístico Humanitário Nacional aborda a alta complexidade na distribuição e coletas de donativos na logística humanitária. Explica quais foram as dificuldades enfrentadas, como foram realizadas as tomadas de decisões na tragédia de Mariana e como foi realizado o trabalho no auxilio as vítimas. A pesquisa aplicada foi a bibliográfica como forma de ilustrar o cerne teórico abordando a logística convencional e um comparativo com a logística humanitária. Discute-se de uma forma sucinta algumas características das catástrofes ambientais. A entrevista realizada com o Centro Logístico Humanitário Nacional elucida as dificuldades enfrentadas pela logística humanitária.
Os resultados observados apontam para um processo de alta complexidade e variabilidade, exigindo alto nível de parceria com diversos órgãos públicos e participação da sociedade como um todo.
Descargas
Citas
AQUAFLUXUS. Consultora ambiental em recursos hidricos. Disponivel em: Aquafluxus: <http://www.aquafluxus.com.br/desastres-naturais-estatisticas-recentes/>. Acesso em: 16 abr.2016.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / logística empresarial. 5.ª ed. . Porto Alegre/RS: Bookman. 2004
BAUER, M. W., & GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis/RJ: Vozes. 2002
CARVALHO, J. M. Logística. 3ª ed. . Lisboa: Edições Silabo. 2002
CERVO, A. L. Metodologia Científica, 6 ed. São Paulo/ SP: Pearson Education.2006
CLHN. Centro Logístico Humanitário Nacional. Entrevista com Douglas Santana em 18 abr. 2016.
IFRC Internacional Federation of Red Cross and RedCrescent Societies. Disponivel em: <http://www.ifrc.org/en/> Acesso em: 18 mar. 2016
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - 4ª Ed. São Paulo: Elsevier. 2015
TAYLOR, D. Logística na Cadeia de Suprimentos: Uma Perspectiva Gerencial. São Paulo/SP: Pearson. 2005
Thomas, A. . Elevating humanitarian logistics. Disponive em: International Aid & Trade Review. : <http://www.fritzinstitute.org/PDFs/InTheNews/2004/AidandTrade_0104.pdf> Acesso em: 10 fev 2016.
VEJA. Tragédia em Mariana. , Disponivel em: <http://veja.abril.com.br/complemento/brasil/para-que-nao-se-repita/>. Acesso em: 05 mar. 2016.