ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS PARTICIPANTES DO ÍNDICE ISE

Autores

  • Frederyck da Silva Teixeira Universidade Candido Mendes
  • Alberto Eduardo Besser Freitag Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i20p309-326

Palavras-chave:

Sustentabilidade, ISE, BM&FBOVESPA, Operações sustentáveis

Resumo

Nas últimas décadas, o tema da sustentabilidade deixou de ser um assunto do interesse restrito da academia e passou a ser discutido por outros setores da sociedade por meio da realização de conferências e até mesmo do estabelecimento formal de metas e protocolos internacionais. Para que mais empresas possam adotar a sustentabilidade nas suas operações, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais, é necessário, contudo, fortalecer a divulgação dos benefícios da adoção de práticas sustentáveis pelas organizações. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta conceitual da abordagem da Sustentabilidade nas empresas, a partir da análise de publicações acadêmicas recentes, que abordam a temática da sustentabilidade nas empresas presentes no Índice de Sustentabilidade Empresarial do Ibovespa (ISE). Como método, adotou-se uma revisão sistemática da literatura, baseada no protocolo PRISMA, permitindo a identificação de 19 registros, dos quais seis foram incluídos na revisão da literatura, por sua aderência à temática pesquisada. O principal resultado foi a elaboração de uma proposta conceitual da Abordagem da Sustentabilidade nas Empresas, considerando a Avaliação do Desempenho de empresas do ISE, a Influência do Conselho de Administração, Fontes Geradoras de Custos Ambientais, e Gestão da Mudança para Sustentabilidade. Para pesquisas futuras, sugere-se a realização de um estudo quantitativo que verifique com bases nos dados disponíveis se as empresas presentes no ISE apresentam melhor desempenho do que empresas do mesmo segmento ausentes do índice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, A. P. F.; SALLES, A. C.; NASCIMENTO, L. F. “Gestão Pró-Sustentabilidade: um estudo sobre o processo de mudança em uma empresa brasileira”. X Congresso Nacional de Excelência em Gestão - Gestão e Design de Produtos e Serviços para a Sustentabilidade, p. 1–20, 2014.
ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.
ANZILAGO, M. et al. “Evidenciação De Custos E Despesas Ambientais Nas Empresas Do Segmento De Energia Elétrica Registradas Na Bovespa E No Índice De Sustentabilidade Empresarial (Ise)”. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. 7, n. 3, p. 5–23, 2017.
B3 - BRASIL BOLSA BALCÃO. “Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)”. Disponível em: < http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-de-sustentabilidade-empresarial-ise.htm>. Acesso em: 24 de Outubro de 2020.
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
CANTON, V.; SIRTULLI, R.; SILVA, G. “Análise da influência do conselho de administração na sustentabilidade”. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. Vol.9(2), n. May-Aug, p. 53–66, 2019.
CRESWELL, J. C. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CRISTÓFALO, R. G. et al. “Sustentabilidade e o mercado financeiro: estudo do desempenho de empresas que compõem o índice de sustentabilidade empresarial (ISE)”. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 286–297, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Quarta edição. Editora Atlas, 2002.
IMPERADOR, A. M.; SILVA, M. V. H. “Sustentabilidade Empresarial: Considerações sobre diferentes sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável”. Holos, v. 3, p. 429–445, 2018.
LEONETI, A.; NIRAZAWA, A.; OLIVEIRA, S. “Proposta de índice de sustentabilidade como instrumento de autoavaliação para micro e pequenas empresas (MPEs)”. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 349–361, 2016.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIECOANSKI, F.; PALAVECINI, A. “Rentabilidade e sustentabilidade empresarial dos bancos que negociam ações na BM&Fbovespa”. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 76–85, 2017.
MOHER, D., LIBERATI, A., TETZLAFF, J., ALTMAN, D. G., & THE PRISMA GROUP. “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement”. PLoS Med, 6(7), 2009.
ROBSON, C. Real World Research: a resource for users of social research methods in applied settings. 3rd Ed. West Sussex: John Wiley& Sons, Ltd., 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Teixeira, F. da S., & Freitag, A. E. B. (2021). ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS PARTICIPANTES DO ÍNDICE ISE. South American Development Society Journal, 7(20), 309. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i20p309-326

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.