IDEIAS VENDÁVEIS E FINANÇAS HEGEMÔNICAS: ARTICULAÇÃO ENTRE ACADEMIA E MERCADO NA LEGITIMAÇÃO DA LÓGICA FINANCEIRA.

Autores

  • Guilherme Nogueira Lopes Doutorando UNICAMP

Palavras-chave:

Financeirização, Acumulação Contemporânea, Rentismo Ativista, Ativismo Acadêmico, Financialization, Contemporary Hoarding, Profiteering Activism, Academic Activism

Resumo

O texto aborda o processo de legitimação da hegemonia financeira no desenvolvimento da dinâmica de acumulação capitalista contemporânea. A suposição é a de que tal movimento foi liderado majoritariamente pela academia norte americana e que teve em JENSEN uma de seus principais agentes, ao elaborar a hipótese de que os acionistas minoritários, embora fossem os agentes expostos aos maiores riscos e incertezas naquele contexto, sistematicamente teriam seus interesses relegados a um plano de menor importância.

Pretende-se descrever como a atividade acadêmica nos Estados Unidos foi responsável por marcar o início dessa produção intelectual e fortaleceu o processo de legitimação dos acionistas, de modo a fazer prevalecer o interesse dos investidores, lançando as bases do hoje chamado capitalismo financeirizado, com impactos diretos em toda a dinâmica de produção e acumulação de riqueza, com significativos reflexos nos padrões de inserção e caracterização do mercado de trabalho atual, suscitando um sem-número de discussões a respeito da tendência natural desse novo padrão capitalista de gerar crises, dada a sua natureza fictícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLUZZO, L. G. O declínio de Bretton Woods e a emergência dos mercados “globalizados”. Revista Economia e Sociedade. 1995.

BRAGA, J.C. (1996). Economia Política da Dinâmica Capitalista (observações para uma pro-posta de organização teórica). Revista Estudos Econômicos, São Paulo, n. especial, v. 26

CHESNAIS, F. (2005). “O Capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos”. In Chesnais, F. (org.) A Finança Mundializada. São Paulo: Boitempo Editorial.

ENGELS, F. As grandes cidades, em A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Pau-lo: Boitempo, 2008.

FOX, M. Michael Jensen muda de ideia sobre as Sociedades Anônimas, em A Ascensão dos mercados racionais.

FOX, M. Michael Jensen consegue fazer com que as empresas obedeçam aos mercados, em A conquista de Wall Street.

HARVEY, D. Limites do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

HOBSON, J. A. A Evolução do capitalismo moderno - Um estudo da produção mecanizada. Editora Nova Cultural, São Paulo, 1996.

JENSEN, M. (1998) O eclipse do grupo empresarial de capital aberto. In Montgomery, C. e Por-ter, M.(orgs.) Estratégia. Rio de Janeiro, Campus.

TAVARES, M. C. e BELLUZO, L.G. (1980) Capital Financeiro e Empresa Multinacional. Revista Temas, n. 9.

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

Lopes, G. N. (2017). IDEIAS VENDÁVEIS E FINANÇAS HEGEMÔNICAS: ARTICULAÇÃO ENTRE ACADEMIA E MERCADO NA LEGITIMAÇÃO DA LÓGICA FINANCEIRA. South American Development Society Journal, 1(1), 88–108. Recuperado de https://sadsj.org/index.php/revista/article/view/7

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.