DESCARTE DE SERINGAS E AGULHAS NO LIXO COMUM, USADAS POR PESSOAS PORTADORAS DE “DIABETES MELITUS” NA CIDADE DE GUARULHOS

Autores

  • Alexandra Aline Tomazeli FATEC Guarulhos
  • Josivaldo Pereira da Silva FATEC Guarulhos
  • Marcos José Corrêa Bueno FATEC Guarulhos
  • Vinicius Teixeira de Sousa FATEC Guarulhos

Palavras-chave:

Descarte, Agulhas, Seringas, Disposal, Needles, Syringes

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar os efeitos do descarte inadequado de agulhas e seringas por usuários no município de Guarulhos. Devido ao crescimento da população que tem diabetes, fica claro a importância de se estudar um assunto deste porte devido ao impacto social que pode trazer para a sociedade. Foi utilizada a pesquisa exploratória porque é um assunto pouco abordado e por ser muito específica acaba se tornando um estudo de caso, e realizou-se entrevistas com usuários. Os resultados mostraram que aproximadamente 55% dos entrevistados descartavam as agulhas e seringas no lixo comum ou não tinham informações sobre como descarta-la. Esses resultados podem ser úteis para o governo de Guarulhos criar campanhas informando a maneira adequada de realizar o descarte adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLUMBERG, Donald F. Reverse logistics and close loop supply chain process. Boca Raton, Florida:CRC Press, 2005.

COREN. Norma regulamentadora N° 32. Disponível em < http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/livreto_nr32_0.pdf > acessado em 08/08/2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUARNIERI, P. Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambien-tal. 1ª ed. Recife: Clube de Autores, 2011.

LEITE, Paulo R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MOURA, Benjamin. Logística: conceitos e tendências. 1ª Edição. Lisboa: Centro Atlântico, 2006. 351p.

ROGERS, Dale S., TIBBEN-LEMBKE, Ronald S. Going Backwards: reverse lo-gistics trends and practices. Reno, Universidade de Nevada: 1998.

UNIFESP. Resíduos perfurocortantes. Disponível em < http://www2.unifesp.br/reitoria/residuos/orientacao-geral/grupo-e > acessado em 09/08/2016.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Tomazeli, A. A., da Silva, J. P., Bueno, M. J. C., & de Sousa, V. T. (2017). DESCARTE DE SERINGAS E AGULHAS NO LIXO COMUM, USADAS POR PESSOAS PORTADORAS DE “DIABETES MELITUS” NA CIDADE DE GUARULHOS. South American Development Society Journal, 2(6), 15–23. Recuperado de https://sadsj.org/index.php/revista/article/view/47

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)