GESTÃO DO CONHECIMENTO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM UMA AUTARQUIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p222-235Palavras-chave:
Projetos, Sistemas de Informação, Gestão do conhecimento, Software para automação de bibliotecasResumo
Este artigo apresenta uma análise do emprego da gestão do conhecimento para criar, compartilhar e utilizar o know-how e a expertise da organização, contribuindo na elaboração de projetos de sistemas de informação. Nessa análise observamos que os projetos de sistemas de informação desenvolvidos, os quais foram pautados na gestão do conhecimento com a abordagem em pessoas, concluíram mais estruturados e em condições de proporcionar aos usuários decisões baseadas em dados e informações mais consistentes e consolidadas. O engajamento da alta gerencia, é de extrema relevância no estabelecimento da metodologia de projetos, do Grupo Gestor e dos Grupos de Trabalho.
Downloads
Referências
CECCOTTI, Heloisa Maria et al. CadBib: informações atualizadas instantaneamen-te, de forma descentralizada, no Portal do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação – Flori-anópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013.
CECCOTTI, Heloisa Maria et al. Gestão de Software Corporativo: Experiência do Grupo Gestor do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 2012.
CECCOTTI, Heloisa Maria et al. Grupo de trabalho: metodologia utilizada no GT de Circulação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 2012.
CLELAND, David L.; IRELAND, Lewis R. Gerência de Projetos. Revisão técnica Car-los A.C. Salles Jr. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.
DAVENPORT, T. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
FERNANDES, Almir. Administração inteligente: novos caminhos para as organizações do século XXI. São Paulo: Futura, 2001. 358p.
JUGDEV, Kam; MULLER, Ralf. A retrospective look at our evolving understanding of project success. Project Management Journal. v.36, n.4, p.19-31. 2005.
1. KERZNER, Harold. Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. 8ª. Ed. New York : John Wiley & Sons, 2003.
McCarthy, R.V. K. Mazouz & J. E. Aronson, “Measuring the Validity of Task-Technology Fit for Knowledge Management Systems”, Proceedings of the Americas Conference on Information Systems (AM-CIS 2001), Boston, MA, agosto de 2001.
MOREIRA, Daniel Alexandre. Teoria e prática em gestão do conhecimento. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Ge-rais, Belo Horizonte, 2005.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: co-mo as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SWIERINGA, J; Wierdsma, A La organización que aprende. Wilmington: Addison-Wesley, 1995.
TAKEUCHI, Hirotaka; Nonaka, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Editora: Bookman. 2004.
TILLES, S. The manager’s job: a systems approach. Harvard Business Review, Jan./Fev. 1963.
TURBAN Efraim et al. Tecnologia da Informação para Gestão. Editora Bookman. 2010.