O INÍCIO DO ENSINO DE TECNOLOGIA NO ESTAO DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Faculdade de Tecnologia, Educação para o Trabalho, Ensino Superior Tecnológico, College of Technology, Education for Work, Technological Higher EducationResumo
Este artigo é baseado em trabalho de doutorado, que trata da instalação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. O trabalho faz uma cronologia, marcada pela revisão das publicações jornalísticas do período analisado de 1968 a 1975. Pela revisão objetiva-se localizar as primeiras manifestações para a criação de um novo modelo de curso superior, as ideias, as ações dos atores envolvidos, a determinação das forças políticas estaduais e federais, que influenciaram na decisão de, efetivamente, implantar e testar, no país, os cursos de tecnologia. Analisa as necessidades de criação de cursos de curta duração voltados para o trabalho, para arranjos produtivos locais, para a transferência de tecnologia, para a interiorização da indústria e, sobretudo, para as necessidades técnicas da indústria brasileira. Relata as dificuldades de aceitação da instalação da Faculdade de Tecnologia por parte dos dirigentes locais e as constantes publicações negativas elaboradas pela mídia impressa.
E por fim faz um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico e industrial de Sorocaba e região e a instalação da Faculdade de Tecnologia, que aconteceram no mesmo período, mostrando a evolução da escola e de seus cursos para atender as necessidades técnicas do parque industrial instalado, que enfatiza a influência da faculdade no desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade de Sorocaba e da região.
Downloads
Referências
CAMPOS, Raquel Discini. No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para escrita da história da educação. REVISTA BRASILEIRA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Campinas,.n. 1, p. 45 – 70, jan./abr. 2012.
CRUZEIRO DO SUL, Sorocaba. Ano LXV, n 18118, p.1, quarta-feira, 03 jan.1968.
______, Sorocaba, ano LXV, n. 18133, p. 4, sábado, 20 jan. 1968.
GASPARI, Élio. A ditadura escancarada. São Paulo: Cia das Letras, 2002. ISBN 8535902996.
MAGALHÃES, Justino Pereira. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, R; MAGALHÃES, J. Para a história liceal em Portugal: actas dos colóquios de I Centenário da Reforma de Jaime Moniz (1894 – 1895). Braga, Universidade do Minho, 1999.
______, Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista. São Paulo. EDUSF, 2004.
OLIVEIRA, L.C. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: da Gênese à consolidação. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Sorocaba. Sorocaba, SP, 2014
SANFELICE, José Luiz. História, instituições escolares e gestores educacionais. HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 20 – 27, ago. 2006.
SANTOS, T. Revolução científico-técnica e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Vozes, 1983, p.23-6.
Lei n. 243, de maio de 1970. Autoriza a criação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Disponível em: <www.al.sp.gov>. Acesso em 05 mar.2014.
SAVIANI, Demerval. SANDANO, Wilson. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. LOMBARDI, José Claudinei.(orgs.) Instituições escolares no Brasil. Conceitos e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. p. 24.