ACURACIDADE DE INFORMAÇÃO A PARTIR DA REDEFINIÇÃO DO LAYOUT DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA DO RAMO DE HIGIENE E LIMPEZA
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i7p1-16Palavras-chave:
Gestão da Produção, Melhorias, Acuracidade, Production Management, Improvements, AccuracyResumo
As empresas precisam estar bem preparadas, do ponto de vista da gestão da produção, devido à dinâmica que o mercado vem impondo, aliada à mudança no comportamento do consumidor, percebida ao longo dos últimos anos. A presente pesquisa apresenta um estudo que envolve a identificação e a análise dos atuais processos de uma empresa de produtos de limpeza, e apresentação de um plano de ação de maneira a reduzir as oportunidades de melhorias identificadas em seus processos produtivos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas documentais; para a análise dos processos produtivos utilizou-se a Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência e o Diagrama de Ishikawa. Percebeu-se uma oportunidade ótima, no momento em que temos de um lado a empresa em questão, que tem uma série de oportunidades de melhoria em seu processo produtivo; por outro lado os alunos de uma Faculdade de Tecnologia, que tem a oportunidade de aplicar os conceitos vistos em sala de aula. O material produzido, à partir da pesquisa realizada, demonstra que ambos os lados se beneficiaram, se forma significativa, do resultado desta pesquisa.
Downloads
Referências
BRAVERY. Imagem Bravery. Disponível em: www.google.com.br/maps Acesso em março/2016.
BRUZZI, D. G. Gerência de Projetos. Editora SENAC, 2008.
BITENCOURT, C. O que é a metodologia 5s e como ela é utilizada. Disponível em: www.sobreadministração.com Acesso em: junho/2016.
CLT. NR 6 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Disponível em: http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/NRs/NR_6.html. Acesso em: Maio, 2016.
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II/ ERP – Conceitos, Uso e Implantação. 4° Edição, São Paulo Atlas, 2001.
CORRÊA, H. L. Administração da Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. Atlas, 2010.
DAFT, R. L. Administração. 1.ed. Thomson; São Paulo, 2005.
ENDEAVOR. KPI – Como medir o que importa no seu negócio. Disponível em: www.endeavor.org.br Acesso em março/2016.
FILHO, J. S. Administração de Logística Integrada – Materiais, PCP e Marketing. – 2. Ed. rev. Atual; Rio de Janeiro E- papers, 2006.
IMAM, 2000. MAÑAS, A. V. Administração de Sistemas de Informação – Como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. Érica; São Paulo, 1999.
LEUSIN, S. Gestão da Qualidade – 10. Ed; Rio de Janeiro FGV, 2010
MAÑAS, A. V. Administração de Sistemas de Informação – Como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. Érica; São Paulo, 1999
MANFREDINI. M. F.; SUSKI, C. A. Aplicação do Lean Manufacturing para minimização de desperdícios gerados na produção. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; 2009.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações, 2° Edição revista e ampliada, São Paulo Cencage Learning, 2008.
MOURA, R.. Armazenagem: Do recebimento a expedição. IMAM, 2000.
RODRIGUES, J. N.; CARDOSO, J. F.; NUNES, C; EIRAS, R; 50 Gurus da gestão para o século XXI. 1ª Ed. Cento Atlântico, 2003.
SCIELO. POP – Procedimento Operacional Padrão. Disponível em: www.scielo.br Acesso em junho/2016