O DIMENSIONAMENTO DOS NÍVEIS DE ESTOQUE NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA FÁBRICA DE ISOTÉRMICOS
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i18p36-54Palavras-chave:
Gestão de Estoques, Armazenagem e Custos.Resumo
O estudo de caso aqui apresentado visa avaliar a redução de estoque na área de armazenamento de matéria-prima de uma família de produtos, com o objetivo de reduzir a quantidade armazenada. Para a sua concretização foi efetuado um estudo da situação atual com as práticas utilizadas pela empresa. A área de armazenagem responde por 20% dos custos da logística e investir em uma política de melhoria, voltada para a sua diminuição, permite reduzir os custos com tal operação. A gestão eficiente da operação de armazenagem admite um planejamento mais eficaz no que se diz respeito à empregabilidade dos recursos financeiros. Desta forma, buscou-se demonstrar, como a aplicação de conceitos simples da gestão do estoque e sua armazenagem, podem apresentar resultados significativos em relação ao capital investido nesses processos. O estudo apresentado constitui na análise do cenário encontrado seguido da implantação de processos e técnicas adotadas pelo mercado, configurando em um novo sistema para a operação de armazenagem. Com os resultados apresentados foi simulado um plano de investimentos com as economias proporcionadas pelas mudanças.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 2012.
CHING, H. Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, GIANESI, I. G. N. CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II / ERP conceitos, uso e implantação. São Paulo: Atlas. 2001.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
FARIA, A. C. Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas, 2005.
FLEURY, P.F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K.F. Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
GUARNIERI, P.; CHRUSCIAK, D.; OLIVEIRA, I. L.; HATAKEYAMA, K. ; SCANDELARI, L.; BELMONTE, D. L. WMS - Warehouse Management System: adaptação proposta para o gerenciamento da logística reversa. In: Produção, v. 16, n. 01,
p. 126-139, 2006.
GARCIA, E. S.; LACERDA, L. S.; AROZO, R. Gerenciando incertezas no planejamento logístico: o papel do estoque de segurança. Revista Tecnologística, v. 63, p. 36-42, fev. 2001.
MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MOURA, R.A. Manual de Logística: Armazenagem e Distribuição física. 2ed. São Paulo: IMAM, 1997.
NOGUEIRA, A. S. Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SLACK, Nigel (et. all). Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2010.
Simulação de Investimentos.
Disponível em:< http://www.tesouro.fazenda.gov.br/>
Acessado em: 14 Out.2016.
YIN, R. K. Case Study: planning and methods. Estudo de caso: planejamento e métodos, p. 287-298, trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre : Bookman, 2001.