MARKETING VERDE: UM DIFERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR ATUAL
Palavras-chave:
Marketing Ambiental, Consumidor, Decisão, Consumo Consciente, Green Marketing, Consumer, Decision, Responsible Consumption'sResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal compreender a influência do Marketing Verde, como um diferencial, no comportamento do consumidor atual e os fatores que o afetam durante o processo de decisão de compra por produtos sustentáveis. Com o surgimento da tendência ao consumo consciente, devido às preocupações voltadas para a preservação do meio ambiente, tem-se visto a necessidade de estudar as reações do consumidor diante dos produtos ecologicamente corretos. Estudando o tema, foram observados quais são as preferências e os fatores que influenciam a tomada de decisão. Além de o estudo bibliográfico oferecer conhecimento, possibilitou a aplicação do questionário com consumidores de todas as idades, gêneros e classes sociais, a fim de identificar a aceitação do público e a viabilidade dos produtos ecologicamente corretos, com enfoque nos principais motivadores no momento da escolha, uma vez que a utilização desta ferramenta tem se tornado cada vez mais expressiva refletindo também, uma mudança global de consumo e consciência, os mesmos trabalhando em conjunto.
Downloads
Referências
ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antonio; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3.ed. – São Paulo: Saraiva, 2011.
CUNHA, J.; FERREIRA, E.; ROSSETTO, C. R.; ROSSETTO, A. M. Modelos e Tipologias de Gestão Ambiental: Subsídios para o Estudo das Mudanças nos processos de adaptação organizacional. In: XXXIII Encontro da ANPAD. São Paulo – S.P. 2009.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7 ed São Paulo : Editora Cortez, 2005.
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing Descomplicado. Brasília: Senac, 2005.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.
FAJARDO, Elias. Consumo Consciente, Comércio Justo: Conhecimento e Cidadania Como Fatores Econômicos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
_________, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing.12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
NEVES, Marcia. Consumo Consciente: Um Guia Para Cidadãos e Empresas Socialmente Responsáveis. São Paulo: Editora E-papers, 2003.
MAKOWER, Joel. A Economia Verde: Descubra as oportunidades e os desafios de uma nova era de negócios. São Paulo: Gente, 2009.
Porter, Michael E.. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 16°ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
SCHREIBER, Dusan. Inovação e Aprendizagem Organizacional. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
STECKERT, Camila; BRIDI Eduardo. Marketing verde: a adoção de uma postura ambiental. Santa Catarina, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 de março de 2010.
WELLS, W. Reynolds, F. Consumer behavior. New York: McGraw-Hill, 1978.
Consumidor está mais sustentável, diz pesquisa. Disponível em:
<http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/consumidor-esta-mais-sustentavel-diz-pesquisa> Acesso em: 01.maio.2015 às 15h21.
GUIMARÃES, Antonio F. Marketing verde e a propaganda ecológica: uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. São Paulo, 2006. 191p. Tese (doutorado de administração) – Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/> Acesso em: 04.ago.2014 às 23h01.
SMITH, Sandra Burle Marx. O Consumidor Ambientalmente Responsável. [S.l.], [2009]. Disponível em: <http://www.communita.com.br/pdf/consumidorambientalmenteresponsavel.pdf> Acesso em: 22.mar.2015 às 15h35.