MINHA VIDA VIROU UMA LIVE: UMA ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL DAS INTERAÇÕES MIDIÁTICAS DA PLATAFORMA DE STREAMING ZOOM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i24p235-256Palavras-chave:
comunicação, infocomunicacional, interação, streamings, teoria ator redeResumo
É crescente a atenção científica da comunicação para a interação e a performance das estruturas tecnológicas dos streamings. Este artigo aborda uma modalidade de streaming promovido pela plataforma Zoom, direcionada a prática acadêmica, utilizando a perspectiva da Teoria Ator-Rede. O Zoom é uma plataforma que teve seu crescimento estimado, motivado pela crise criada pelo COVID-19 (Coronavirus Disease – COVID-19), de cerca de 458% em número de usuários em cerca de 17.000 instituições educacionais espalhadas pelo mundo.
É uma plataforma utilizada para transmitir sessões de reuniões OnDemand ou ao vivo e que vem sendo performada para novos modelos de comunicação e interação de aulas, por pessoas conectadas na rede de Internet com dispositivos tecnológicos de acesso como Notebook ou Celular. Dessa maneira, o interesse deste artigo é analisar as novas possibilidades de participação nos processos infocomunicacionais, em aspectos de interação e de performance, mediados por plataformas de streamings, observando grupos de alunos de uma instituição de ensino particular brasileira na modalidade de Pós-Graduação. Estruturas de comunicação mediadas por recursos informáticos e suas competências – InfoCom – UFRGS.
Downloads
Referências
Forecast Update, 2015-2020”. Disponível em https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/executive-perspectives/annual-internet-report/white-paper-c11-741490.html. Acessado em 05/12/2020.
FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. Ed. São
Paulo: Mc Graw Hill, 2008
HAGUETTE, T.M.F., Metodologias Qualitativas na Sociologia. 4ª ed. Petrópoles: Vozes,
1995.
HOLLOWAY, I.; WHELLER, S. Qualitative Research for Nurses. Great Britain:
Blackwell Science, 1996.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador
e Bauru, EDUFBA e EDUSC, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo:
EPU, 1986.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose (O espírito do tempo I).
Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9ª ed., Forense Universitária, Rio de
Janeiro: 1997.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa
em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNESCO, Reabrir as escolas: quando, onde e como? Disponível em https://pt.unesco.org/news/reabrir-escolas-quando-onde-e-como>Acessado em: 06/12/2020.