ACURACIDADE PESQUISA DO PERFIL DO COLABORADOR INTRAEMPREENDEDOR NA EMPRESA “X”
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i9p174-198Palavras-chave:
Intraempreendedorismo, David McClelland, perfil, intraempreendedor, Intrapreneurship, intrapreneur, profileResumo
Focado no perfil intraempreendedor dos colaboradores e uma organização do segmento de celulose da cidade de São Paulo, para preservar esta organização chamaremos de Empresa “X”. Este artigo destaca o segmento de papel e celulose no Brasil e no mundo e apresenta um breve histórico da organização, nele é conceituado o Modelo de Gestão que a empresa adota referente às diretrizes e estratégias com seus colaboradores baseando-se em algumas teorias já consolidadas. Conceitua e explica o método de pesquisa utilizado, sendo o levantamento de dados por amostra, relatando sobre a elaboração de um questionário para o setor administrativo da Empresa “X” composto por 15 questões disponibilizado por meio de um formulário da ferramenta Google Forms. Assim, com a aplicação do questionário baseado na teoria de comportamento de David McClelland, identificou-se o nível de influência no desenvolvimento do perfil intraempreendedor dos colaboradores da organização pesquisada que se disponibilizaram a responder o questionário, permitindo a construção de gráficos para análise dos perfis.
Downloads
Referências
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo. Editora Atlas, 2003.
SIMON, Herbert Alexander. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. 2ª edição. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas. 1965.
FERNANDES, Cláudio. "Invenção da imprensa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm>. Acesso em 19 de julho de 2017.
BRACELPA. História. Disponível em: <http://bracelpa.org.br/bra2/?q=node/170>. Acesso em 05 de abr. 2016.
GESTÃO. Que Conceito. São Paulo.
Disponível em: <http://queconceito.com.br/gestao>. Acesso em 07 de outubro de 2017.
GIL, Robledo Lima. “Tipos de Pesquisa”. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. “A origem do Papel”. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm>. Acesso 03 de outubro de 2017.
PORTAL SÃO FRANCISCO. “História do Papel”. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-papel>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
REVISTA FERROVIÁRIA. “Brasil será o 2º maior produtor do mundo”. Disponível em:<http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=25232>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
ROCHA, Leonardo. “Modelos de Gestão”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-02-modelos-de-gestao>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
STARCARDS. “História do Papel”. Disponível em: <http://www.starcards.com.br/historiadopapel.html>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
VILAS BOAS, Gabriela. “Resíduos da indústria de papel se transformam em bioetanol”. Disponível em: <http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/residuos-da-industria-de-papel-se-transformam-em-bioetanol/>. Acesso em 03 de outubro de 2017.